Informação sobre pneumonia, causas, sintomas e tratamento da pneumonia hospitalar e adquirida na comunidade, com dicas para a sua cura.


Pneumonia em idosos

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por agentes infecciosos, como bactérias ou vírus. É uma das principais causas de internação hospitalar, em todo o mundo, sendo que no Brasil ela representa a quarta causa de hospitalização em idosos. Além disso, a pneumonia é uma importante causa de morte nesses indivíduos. Nos EUA, estima-se que ocorram a cada ano aproximadamente 60.000 mortes por pneumonia, em idosos.
Com o aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, o impacto das doenças infecciosas na população vem aumentando, especialmente a pneumonia, já que sua incidência aumenta paralelamente com o avançar da idade. Além disso, devido às características específicas desses pacientes, a doença pode ter um curso mais grave, levando à morte. Assim, a pneumonia do idoso é um tema de grande preocupação  em saúde pública, dando origem ao desenvolvimento de várias estratégias que visam a sua prevenção.
Um dos aspectos mais importantes relacionados à pneumonia no idoso refere-se aos sintomas que o indivíduo apresenta. Isso porque no idoso o quadro clínico da pneumonia pode ser completamente diferente daquele apresentado pelo jovem. Essa peculiaridade pode dificultar um pouco o diagnóstico da infecção, retardando o início do tratamento.