Informação sobre pneumonia, causas, sintomas e tratamento da pneumonia hospitalar e adquirida na comunidade, com dicas para a sua cura.


Pneumonia hospitalar

A pneumonia hospitalar é definida como aquela que se manifesta após 48 horas da admissão do paciente, desde que não ocorram procedimentos invasivos nas vias aéreas, nestes casos as manifestações clinico-radiologicas poderão ocorrer a qualquer tempo da internação hospitalar, podendo ser considerado como tendo sido decorrente do procedimento realizado. É o resultado do desequilíbrio entre os mecanismos de defesa do hospedeiro, o agente etiológico e as condições favoráveis de transmissibilidade.
A maioria das pneumonias hospitalares se desenvolve devido a aspiração de microrganismos que colonizam a orofaringe e o trato gastrointestinal superior provocadas por procedimentos de intubação e/ou extubação, ventilação mecânica prolongada (+ de 5 dias), sondagens nasogástricas e infusão de dietas enterais além do processamento inadequado de equipamentos de assistência ventilatória.