Informação sobre pneumonia, causas, sintomas e tratamento da pneumonia hospitalar e adquirida na comunidade, com dicas para a sua cura.


Pneumonia crônica

Pneumonia crônica é aquela que acomete indivíduo imunocompente e que evolui com evidências clínicas e radiográficas de doença em atividade por mais de um mês, na ausência de tumores, bronquiectasias, bronquite crônica, corpo estranho nas vias aéreas ou imunodeficiência.
Após dois meses, em geral, ocorre resolução do quadro e o indivíduo evolui de forma assintomática.
A investigação de outra doença está autorizada após oito semanas de acompanhamento e, só então, as técnicas invasivas para diagnóstico etiológico da lesão pulmonar devem ser empregadas. Contudo, confirmada a patologia de pneumonia, esse paciente deve ser acompanhado por, pelo menos, seis meses, período em que não haverá diagnóstico adicional, o que confirmaria a hipótese de pneumonia crônica.
As doenças que estão mais freqüentemente associadas ao desenvolvimento da pneumonia crônica são, DPOC, cardiopatia, nefropatia, diabetes mellitus, alcoolismo, acidente vascular encefálico e refluxo gastroesofágico.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL